INFLUÊNCIAS CULTURAIS |
Conforme a Lei No 10.639, os professores, tem a incumbência de tratar em suas aulas a temática africana e afrodescendente. A Escola Estadual Jorge Nacli – Ensino Fundamental, vem realizando trabalhos relacionados a História Afro-brasileira, Africana e indígena durante todo o ano letivo, onde textos, mapas, sites e outros materiais são utilizados na construção de atividades para aulas que contemplem a temática da história e cultura afro-brasileira e africana. Entre os objetivos temos: • Reconhecer a importância do legado histórico-cultural africano para a humanidade em geral e para o Brasil particularmente; • Compreender os diferentes grupos étnicos, e o papel histórico e cultural das diferentes raças; • Analisar aspectos demográficos da afrodescendência no Brasil; • Discutir o preconceito nem sempre claro nas relações sociais, principalmente de trabalho; • Analisar em escala local, regional e nacional, dados estatísticos relacionados ao tema história e cultura afro-brasileira e africana. A professora Eloá Lazzeri trabalhou com os alunos do 7º ano “E”, manifestações culturais que aconteceram desde o Brasil Colônia até a atualidade, bem como a miscigenação das raças. A professora Bianca Montecelli trabalhou com os alunos do 7º ano D, as artes visuais da cultura africana, onde os alunos fizeram a releitura da obra do pintor africano EDWARD SAID TINGATINGA, como mostra as fotos a seguir. |