Quantidade de Páginas visitadas

Arte Urbana: Grafite, Educação e Cultura – Escolas Coloridas do Paraná.




O INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – FUNDEPAR promoveu o Concurso Público Nº. 01/2022 para a premiação de obras inéditas de intervenções artístico-urbanas em artes visuais, nas linguagens "grafite" e "pintura mural" com o tema “Identidade Local”, a serem realizadas em muros de escolas da rede pública estadual em 96 (noventa e seis) municípios paranaenses.


Este projeto prevê a exposição do trabalho selecionado considerando a intervenção artístico-urbana, numa área total de 60 m² (sessenta metros quadrados), podendo ser em um único local ou em vários locais do muro selecionado pelo proponente, que somados, resultem na totalidade informada.


Dentre os trabalhos escolhidos para serem realizados, foi selecionado a Escola Estadual Jorge Nacli – Ensino Fundamental do município de Nova Aurora – PR onde o artista Rafael Saragoça Ortolan desenvolveu seu projeto mostrando um pouco da história do município e juntamente com outros 2 artistas convidados pelo autor da obra, Augusto Cezar Pepinelli e Dheniffer Sandra de Oliveira Buffon, realizou a obra no muro da escola.


O trabalho foi dividido em cenas individuais, que retratam os primeiros habitantes, os produtos que impulsionaram a economia da cidade (café e algodão) e que impulsionam nos dias atuais (soja, frango e peixe), o cenário atual e a bandeira de Nova Aurora. O artista traz inúmeras referências históricas e econômicas da região, mostrando o impacto positivo que as obras de arte podem exercer na escola e na comunidade em geral.













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito