Quantidade de Páginas visitadas

ESCOLA ESTADUAL JORGE NACLI REALIZA A IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE COM O TEMA VAMOS “CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS”




A Escola Estadual Jorge Nacli – Ensino Fundamental de Nova Aurora – PR, realizou a IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE com o tema: “VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS SUSTENTÁVEIS”, na fase escolar, no refeitório da escola, com início às 08:15 horas do dia 22 de agosto de 2013.

A organização ficou por conta da COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), onde participaram alunos, comunidade escolar e convidados como documentadora escolar, primeira Dama do Município, Secretária da Educação, Secretário da Industria e Comércio e Cultura, Secretário de Assuntos Comunitários do Município de Nova Aurora e representantes ligados ao meio ambiente.

Os convidados tiveram a oportunidade de falar aos alunos sobre a importância de educação socioambiental e sua influência em nossas vidas. O diretor da escola professor Paulo dos Reis colocou que a realização da conferência foi uma oportunidade oferecida pelo MEC, onde nessa edição se busca a sustentabilidade socioambiental com escolas sustentáveis, e que a Escola Jorge Nacli é uma escola que já vem trabalhando neste sentido há vários anos.

Neste dia, o critério mais abrangente foi de que os jovens tiveram voz e vez de ouvir, falar e expressar suas ideias para todos de maneira simples e objetiva, e ainda, para o jovem, é possível crescer, incluir, proteger e conservar.

A proposta aprovada foi a de continuar o Programa Agenda 21 Escolar, com acréscimos de atividades. O título ficou definido assim: “Programa Agenda 21 Escolar – Pensar Globalmente e agir Localmente com Sustentabilidade Socioambiental”.

O prazo escolhido para desenvolver as atividades será de mais de doze meses e a delegada eleita foi a aluna do 7º ano, Amanda Kimura Parizotto e a suplente do 9º ano, a aluna Cintya Akemi Okawa.

A proposta aprovada na conferência, vem sendo trabalhado com oficinas desde 2006, após sua implantação em uma constante busca de educação socioambiental. Este ano, já se tem aprendido sobre sustentabilidade em vários aspectos com o reaproveitamento de resíduos sólidos através de oficinas em período de contra-turno para alunos e comunidade escolar. As oficinas são de Origami, Papelagem, Pintura em tecidos, Papietagem, Cestarias e Decoupagem, Artes Visuais, Dança e aulas com aprendizado de violão.

Atendendo os compromissos que a COM-VIDA tem com a escola e proposta da Conferência, pretende-se desenvolver a horta orgânica com irrigação através da captação de água da chuva e também a instalação do aquecedor solar feito com garrafas pet e caixas de leite confeccionado pelos alunos na escola.

A escola vem junto numa sinergia global ministrando atividades de acordo com um dos compromissos assumidos na RIO+20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável / 2012), que é o Novo Modelo de desenvolvimento baseado, na sustentabilidade socioambiental, educando para a sustentabilidade e tornando a escola como um espaço educador sustentável.










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito