Quantidade de Páginas visitadas

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA



O Dia Nacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho – foi constituído pelo INPEA (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos - International Network for the Prevention of Elder Abuse), que, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), escolheu esse dia como o Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo principal desse dia é chamar a atenção para a criação de uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a ideia de não aceitá-la como sendo normal, apresentando formas da prevenção. Assim, chamamos a atenção para a importância desse tema, tendo a certeza de que a CONSCIÊNCIA, sendo sinônimo de conhecimento, de percepção e de lucidez, nos torna capazes, tanto de buscar nossos direitos como de respeitar os direitos dos outros.

No dia 19 de junho de 2013, os alunos do 7º ano A da Escola Estadual Jorge Nacli – Ensino Fundamental, acompanhados da professora Márcia Bedani Peron e da pedagoga Marlena Petry, realizaram uma visita no Lar de Idosos São Roque de Nova Aurora, com a finalidade de realizar socialização com os idosos que ali residem. Os alunos observaram que muitos idosos não contam com o apoio da família e necessitam muita atenção dos funcionários.

Em conversa com a psicóloga Regina, relatou que os idosos ficam contentes com a visita dos alunos e falou das dificuldades que os idosos passam, pelo abandono das famílias.

Os alunos ficaram motivados com a visita, ficando emocionados com a situação dos idosos, que não veem as famílias.

Outro problema encontrado é pouco recurso na administração do Lar São Roque, dificultando as condições de vida dos idosos, visto que o único entretenimento é a televisão, faltando área de descanso e lazer.

A direção da instituição, pede colaboração da comunidade para arrecadação de fraudas geriátricas, pois se utiliza muito, principalmente nesta época de inverno.









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito