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PROJETO ORIGAMI



“A morte do homem começa no instante que ele desiste de aprender”

Albino Teixeira.




Diante da história Origami, sua tradição e significados relevantes, a Escola Estadual Jorge Nacli – Ensino Fundamental pretende proporcionar conhecimento e familiarização com a técnica do Origami, valorizando as atividades manuais com materiais simples e pela técnica de dobrar papéis, a concentração, paciência, cooperação e criatividade. Contribuindo para o desenvolvimento da educação, visto que educar é estimular, desenvolver e orientar aptidões do indivíduo, tornando-o participativo, crítico, ético e construtor do seu próprio conhecimento e ainda resgatar a tradição dos costumes orientais, destinados a alunos, professores, funcionários e membros da comunidade. Origami é de forma simples, a arte de dobradura de papel. É uma arte milenar japonesa cujo nome de origem Orikami, significa dobrar papel: ori = dobrar e kami = papel. Transmitida de geração em geração entre os japoneses, desenvolveu-se de forma cativante. Mas, hoje está muito longe de ser uma arte exclusiva ou principalmente japonesa.

O Origami tem suas regras: folha de papel sem cortes, mas não são regras absolutas e há inúmeras dobraduras fora deste esquema, trazendo simplicidade e desafio à criação. O Origami desempenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual, uma vez que desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade.

Trabalhando em interdisciplinaridade, será explorado conhecimentos relacionados às áreas do conhecimento, da seguinte maneira:

• Na matemática, o origami será utilizado para estudo do conjunto dos números racionais, para estudo da geometria, identificando e classificando as figuras geométricas determinadas através das dobras e desdobras no papel, equivalência e semelhanças de figuras, ângulos internos e externos, pontos, plano, segmento de reta e reta.

• Na área de comunicação e expressão, usará as dobraduras criadas como temas para redações, poesias e peças de teatro.

• Em geografia e história será explorado com mapas, espaços e limites, através de dobradura. Localizando onde surgiu a técnica e pesquisando sobre a cultura Oriental e suas influências no Ocidente.

• Em ciências será enfatizado a questão ambiental, reaproveitamento do papel de diversos tipos e confecção de peças, como conscientização.

• Em arte podemos considerar todo o processo como forma de criar e recriar em pleno desenvolvimento humano, considerando o estético e design.

Este projeto possibilitara aos alunos o conhecimento de como e quando surgiu a técnica do Origami e qual a sua importância para o povo oriental, propiciando momentos de concentração na arte de dobrar papel, desenvolvimento motor, visando uma aula diferente e prazerosa.



ATIVIDADES SUGERIDAS



1.Seminário com fundamentação teórica sobre o tema (Origami).

2.Oficina com a participação com todas as pessoas envolvidas.

3.Exposição dos trabalhos confeccionados;

4.Confecção de dobraduras;

5.Confecção de artesanatos com base Origami;

6.Dobras e desdobras: trabalhar a geometria;

7.Atividades práticas com números e medidas com o uso ou não da régua;

8.Construção de artesanatos como:

• Vasos

• Pássaros

• Fruteiras

• Cisnes

• Enfeites

• Porta objetos

• Flores

9.Relatórios de todos trabalhos realizados num diário individual.

Segundo alguns estudiosos do Origami, o costume de dobrar papéis é tão antigo quanto o surgimento do papel na China, há aproximadamente 1800 anos. No Japão, o papel foi introduzido entre os séculos VI e V a.C. por monges budistas chineses. Entretanto, somente a nobreza tinha acesso, por ser considerado um artigo de luxo, utilizado em festas religiosas e na confecção de moldes de quimonos.

Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da tradição oral, que eram passadas de mãe para filha. Nesta época, somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas. As primeiras instruções escritas sobre o Origami surgiram em 1797, com a publicação do “Senbazaru Orikata” (como Dobrar Mil Garças). A partir daí, a população japonesa começou a aprimorar as técnicas do Origami, com a facilidade de que começaram a fabricar o seu próprio papel. Desde 1876, o Origami deixou de ser transmitido apenas dentro da família, passando a ser disciplina integrante do currículo escolar do Japão.

As várias formas de se dobrar papéis possuem diferentes significados no Oriente. No Japão, o sapo representa amor e fertilidade; a tartaruga, a longevidade, e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde. Diz ainda uma lenda que quem fizer mil tsurus, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.























COORDENADOR – Professor Paulo dos Reis.

COLABORADORES – Alexandrina Pereira Barbosa, Edmo José Amancio, Elisangela Furlan, Luzia Sansel de Souza Silva, Maria Dirce Ultado dos Santos, Marinês Mandú da Silva, Sérgio Luiz Belegante



BIBLIOGRAFIA



Enciclopédia de Conhecimentos. Novo Tesouro da Juventude. Volume I. Página 235. Editora Apus Papirozôo, 1978.



O mundo encantado do papel. Origami 1. / Satika T. Gushikem. São Paulo: Editora FTD, 1990.



O Presépio em Origami (dobraduras) Carlos Gênova. São Paulo: Editora Rideel LTDA, 1998.



Japonês: frases, alfabetos, tradutor de japonês em http://www.japones.net.br/origami/ dia 19/04/2012.









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