No último dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Escola Estadual Jorge Nacli - Ensino Fundamental de Nova Aurora, se reuniram para realiza a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, juntamente com os professores, equipe pedagógica, equipe administrativa e convidados.

No último dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Escola Estadual Jorge Nacli se reuniram para realizar a III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, juntamente com os professores, equipe pedagógica e convidados.
No período da manhã, teve início a conferência , com o Hino Nacional e oração do conhecimento, apresentação artística, e a abertura da conferência, feita pelo Diretor da Escola, Professor Paulo, em que ressaltou a importância de realizar um bom trabalho no âmbito ambiental, na busca da evolução, através de uma reflexão sobre os atos de cada um, em pensar globalmente e agir localmente.
Foi apresentado o projeto que se desenvolveu na pré-conferência pelos alunos Vinícius, Bruna e Stela da 6ª série B, coordenado pelo professor Neto falando sobre a mata paranaense que é composta das Araucárias, sendo essas florestas ricas em biodiversidade por acolher diversas espécies de seres vivos. A importância do fruto da Araucária, o pinhão que além de servir de alimento para várias espécies de animais também serve de alimento para o homem. Segundo pesquisa feita pelos alunos, há projetos que visam o reflorestamento da Araucária por famílias de baixa renda que plantam o Pinheiro do Paraná num sistema sustentável. E por final contaram a lenda da gralha –azul.
Em seguida os alunos se reuniram em equipe de acordo com os subtemas da conferência para estudar os cadernos sobre: Ar (mudanças climáticas), Água, Terra (biodiversidade) e Fogo (energia e mobilidade). E assim, após muito estudo, debate, elaboraram uma responsabilidade e ação, num total de oito equipes.
Houve um espaço de confraternização, pois alunos e professores, funcionários puderam almoçar juntos na escola num ambiente harmonioso.
A tarde, houve a apresentação das responsabilidade e ações e foi votada e escolhida com total democracia, aquela que mais agradou os alunos.
Nossa responsabilidade
Sendo a Araucária árvore símbolo do Paraná, viabilizaremos seu resgate em nosso município, plantando algumas mudas na pequena reserva florestal do conjunto Elvira Regazzo.
Nossa Ação
O quê: Plantio de mudas na reserva
Como: Com os alunos de 5ª a 8ª séries
Onde: Reserva do conjunto Elvira Regazzo
Quando: No período de 3 a 12 meses.
E também esse foi o momento da apresentação dos candidatos a delegados e delegadas da conferência.
Foram 41 cartazes apresentados para a escolha, realizados na pré conferência. Depois disso houve a escolha do cartaz que melhor representasse a responsabilidade assumida.
A delegada eleita foi Sabryna Isabelly Giordani e sua suplente Monique Gabriely Vanzin e o cartaz escolhido que representa a fauna e a flora paranaense em uma floresta de Araucária pelos alunos Rafael da Silva Sandri e Wilian Martin Coelho da 6ª série B.
A avaliação da conferência foi satisfatória na democracia, participação e metodologia aplicada.
A coordenadora da conferência Professora Luzia Sansel de Souza Silva agradece a participação de toda comunidade escolar e os alunos da Agenda 21 Escolar e GEIA pela colaboração e participação.
|